Diz-se que as tatuagens “sagradas” sak yant são feitas no Sudeste Asiático há pelo menos 2 000 anos, antes aplicadas em guerreiros do Império Khmer pra trazer sorte e poderes místicos.

As tatuagens têm representações de animais, desenhos geométricos, deuses hindus e palavras em pali (a língua falada pelo Buda, próxima do sânscrito), que incorporam dizeres que evocam poder, proteção e benção. A prática das sak yant é feita por alguns monges budistas – e repudiada por outros – e é hoje mais comumente aplicada com uma agulha de metal comprida chamada khem sak, mas também com máquina. Para além de tudo isso, elas são bonitas e amplamente oferecidas em estúdios de tatuagem pelo país.

VEJA TODOS OS NOSSOS POSTS SOBRE A TAILÂNDIA AQUI

gaoyord-tattoo

Como fazer uma tatuagem “sagrada” na Tailândia:

NO WAT BANG PHRA, EM BANGKOK

A 50 km de Bangkok, o Wat Bang Phra é famoso por sediar tatuadores, monges e não monges, além de um festival em março que recebe o pessoal pra “recarregar” o poder das tatuagens. O esquema ali é baratíssimo: por menos de US$ 3 você chega, compra uma oferenda e senta na fila para tatuar. Alguns caras deixam você escolher o desenho ou te dão um “cardápio” com os modelos, outros fazem o que der na telha deles quando você senta lá. A higiene é incerta, e a vibe, também. Nós fomos em 2016 e achamos ok – e a tatoo ficou bonita e cicatrizou bem -, mas algumas pessoas, principalmente mulheres, relataram uma experiência meio hostil. O New York Times deu uma matéria recente até romantizando um pouco o lugar, mas esses vídeos aqui dão um tom melhor do que acontece ali.

*Não sabemos ao certo como está a situação por lá depois da pandemia de Covid-19.

tatuagem-budista-bangkok

Wat-Bang-Phra-templo

Como fazer uma tatuagem “sagrada” na Tailândia:

NO SAK YANT CHIANG MAI, EM CHIANG MAI

Esse é um dos estúdios que oferecem a sak yant, que são muitos, por todo país, com experiências mais higiênicas e mais próximas do que você teria em um estúdio de tatuagem tradicional. Alguns tatuadores (ou arjans, como são chamados) são famosos, como o Arjanneng Thaisakyant, e têm agenda bem concorrida. Nesse estúdio de Chiang Mai, o custo é cerca de US$ 60, dá para reservar pelo site. Você chega e recebe um “cardápio” de opções de tatuagens, com os significados simbólicos. O tatuador trabalha com a agulha de metal em uma salinha enfeitada com budas e tapetes e fala uma oração no fim.

A empresa também leva turistas para fazerem a tatuagem em um templo nas redondezas, para quem quiser uma experiência menos “ocidentalizada” (ainda que isso seja muito difícil na Tailândia, no geral). Também dá para reservar pelo site.

sak-yant-chiang-mai-tatuagem
sak-yant-tailandia

50 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo