É cada vez mais fácil e barato alugar um carro no exterior – um clique resolve.

Dirigir é o ideal para explorar regiões rurais e costeiras onde é trabalhoso circular de trem ou transporte público: você encosta a hora que quiser, fica o tempo que tiver vontade, se embrenha por estradas escondidas e vilarejos onde não chegaria de outro jeito e ainda curte o visual da janelinha. Entre as dicas de ouro para road trips, o ideal é sempre estabelecer base em alguma cidade grande e aí fazer bate-voltas ao invés de trocar de hotel toda noite e ficar com overdose de check-in e check-out. Veja aqui 7 incríveis roteiros pra viajar de carro nas próximas férias.

LEIA MAIS: Alugar carro no exterior: todas as suas dúvidas resolvidas!

– ECONOMIZE no aluguel do carro com a Rentcars!

TOSCANA (ITÁLIA)

A bucólica região no centro da Itália é pontuada por ciprestes, oliveiras, campos de girassóis, vilas medievais com fontes, palazzos e igrejas, comida autêntica, vinho e mais vinho. É essencial prestar bastante atenção nos caminhos que o GPS te leva para fugir das vias expressas e dirigir pelas estradinhas rurais, o ouro do lugar, cheio de roteiros pra viajar de carro. Não podem ficar de fora da viagem Florença (a capital da Toscana), Lucca, San Gimignano, Volterra, Montalcino, Cortona, Siena, Montepulciano e a Via Chiantigiana, que atravessa a principal região produtora de vinhos do país.

LEIA MAIS: Para conhecer a Toscana: 7 bate-voltas desde Florença
Roteiro de 7 a 10 dias pela Toscana, na Itália, prontinho pra usar

Com quem? Em casal;
Dica: O melhor jeito de sentir a vibe toscana e ainda ter privacidade é alugar um imóvel no campo. Veja dicas para aluguel de temporada no Airbnb e outros sites aqui;
Melhor época: de abril a junho, quando o sol brilha e a vegetação floresce, ou fim de setembro e outubro, quando há menos turistas, a temperatura é amena e é tempo de vindima. No inverno europeu, além da friaca, os estabelecimentos fecham.

toscana-viagem-de-carro

PROVENCE (FRANÇA)

Entre os Alpes e a Côte d’Azur, a Provence é essencialmente a roça francesa. Se hospede em Avignon ou Aix-en-Provence, as cidades maiores e com mais infra, e caia na estrada para conhecer os campos de lavanda em Valensole, a bela Abadia de Sénanque e vilas medievais como Banon, Apt e Bonnieux (veja outras sugestões de paradas no mapa), com mercados de rua e comida sensacional. Também vale conhecer a única fábrica da L’Occitane do mundo, onde dá para ver todo processo de produção e comprar produtos com descontos.

Com quem? Em casal;
Dica: Cuidado com limites de velocidade; os radares nas estradas não estão indicados por placas;
Melhor época: A Provence tem sol e céu azul a maior parte do ano, mas para ver os campos de lavanda não tem jeito: tem que ir entre junho e agosto.

LEIA TAMBÉM: Roteiro pelos vilarejos e campos de lavanda mais bonitos da região da Provence
Roteiro na França: 7 viagens pela Provence, Côte d’Azur, Vale do Loire

provence-viagem-carro

PATAGÔNIA (ARGENTINA E CHILE)

Dos roteiros pra viajar de carro, este é o rolê mais gelado, aventura na veia. A viagem requer um GPS poderoso e bastante planejamento, já que há longos trechos sem postos e nenhuma infra. Motociclistas podem sofrer com o clima rigoroso e o vento forte, além dos muitos trechos de estrada de terra e cascalho. Mas a vida selvagem e os cenários insólitos com lagos e gigantes nevados de granito compensam o perrengue. Faça questão de passar por El Calafate, onde está o chocante glaciar Perito Moreno, El Chaltén (terra dos picos Fitzroy e Cerro Torre) e o Parque Nacional Torres del Paine. A principal artéria rodoviária é a Ruta Nacional 40, e cidades como Punta Arenas e Puerto Natales também proporcionam abrigo.

LEIA TAMBÉM: 7 razões para a sua próxima road trip ser pela Carretera Austral, estrada patagônica chilena
Roteiro ideal, dicas importantes e principais dúvidas sobre a Carretera Austral

Com quem: Família, amigos, casal;

Dica: Para dirigir nos países do Mercosul (Paraguai, Argentina e Uruguai) é obrigatória a Carta Verde, uma espécie de seguro contra terceiros. Compre com um corretor de seguros;
Melhor época: De dezembro a março, quando o clima é amigável e as chuvas são esporádicas.

VEJA MAIS: Roteiro completo por Ushuaia, porta de entrada para a Antártica

patagonia-viagem-carro-roteiro

ROTA ROMÂNTICA (ALEMANHA)

O nome não é só marqueteiro: o percurso de 300 km dentre os roteiros pra viajar de carro da Alemanha é legal pra se fazer a dois. É dirigir entre autopistas e estradinhas de mão única entrecortadas por manchas de vegetação pra ver vilas e castelos tipo aqueles das histórias que a sua mãe contava quando você era criança. Ela começa a 120 quilômetros de Frankfurt, em Würzburg, cidade cercada de vinícolas. A partir daí, indo em direção ao sul, as paradas mais interessantes são Landsberg am Lech, Augsburg, Dinkelsbühl, Schwangau e a bela Rothenburg ob der Tauber {sim, todas de difíceis pronúncias}. O ponto final é Füssen, perto do ostentoso Castelo de Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney a criar o castelo da Cinderela.

Com quem? Em casal;
Dica:  A maioria das estradas do país permite velocidade livre na pista da esquerda;
Melhor época: O começo do outono é o timing ideal, quando as hordas de turistas já se foram e a vegetação está verde. Dezembro é geladérrimo, mas é quando mercados de natal tomam conta das cidades e a neve enfeita as paisagens.

VEJA MAIS: Os melhores destinos para viajar pela Europa no outono
10 cidades para curtir as lindas cores da primavera na Europa

rota-romantica-alemanha-viagem

CALIFÓRNIA (ESTADOS UNIDOS)

É o estado americano campeão de atrações visitáveis, que não se restringem apenas a varar a cênica Highway 1, junto ao Pacífico. O ideal dos roteiros pra viajar de carro é começar em San Francisco e de lá guiar os 600 quilômetros até Los Angeles, e, se quiser esticar até San Diego. No caminho, dá para dormir em Monterrey, com seu centro histórico colonial; Santa Bárbara, um refúgio costeiro relax com lojas e restaurantes; e Carmel-by-the-Sea, uma Campos do Jordão com praia onde endinheirados jantam em bistrôs. Se estiver com as crianças, tem atração a rodo: o Six Flags Magic Mountain, a Universal Studios Hollywood, a Legoland e a boa e velha Disneyland. Se for com os amigos, faça um desvio estratégico para enfiar o pé na jaca em Las Vegas. Se tiver mais tempo, inclua também o Yosemite National Park, com belas montanhas, formações rochosas, lagos e cachoeiras, além de Napa Valley, região dos vinhos.

Com quem? A família, os amigos;
Dica: Encoste o carro em mirantes e parques como o Julia Pfeiffer Burns Park, com cachoeira que deságua na praia;
Melhor época: De setembro a novembro, com clima ameno e seco – no verão, a Highway 1 pode ficar muito cheia.

VEJA TAMBÉM: Roteiro Califórnia: road trip de San Francisco a Los Angeles
O que fazer em San Francisco, na Califórnia: os melhores programas

roteiros-de-carro-pra-fazer

ROTA 66 (ESTADO UNIDOS)

No país oficial dos roteiros pra viajar de carro, esta é a que mais faz jus aos filmes, com cidades-fantasma, paisagens áridas e montanhosas, hotéis e lanchonetes de beira de estrada. A rota oficial começa em Chicago (leia um roteiro por Chicago aqui) e termina no píer de Santa Mônica, em Los Angeles, com 3 200 km – cruzando os estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas e Novo México. Para ir de ponta a ponta com calma é preciso pelo menos 15 noites, seja de carro ou montado numa Harley-Davidson. Os trechos mais cênicos estão nos estados da Califórnia, do Novo México e do Arizona, onde assomam o Grand Canyon, Walnut Canyon National Monument e outros parques com cânions gigantes e formações rochosas exóticas. É mais comum que brasileiros pegue só esse trecho dela e unam com uma viagem pela Califórnia. Cote seu carro com desconto aqui com a Rentcars.

Com quem? Em casal, família, com os amigos;
Dica: Vale fazer desvios na rota: Vegas, por exemplo, ou os parques Arches National Park e Canyonlands National Park;
Melhor época: As meias-estações: setembro e outubro, março e abril. Se for no inverno vai morrer de frio nas cidades mais ao leste; se for no verão vai fritar no deserto.

rota-66

ROTA JARDIM (ÁFRICA DO SUL)

No bico sul da África, a Rota Jardim é um dos roteiros pra viajar de carro mais legais: pegue trecho de 200 km entre a Cidade do Cabo e Port Elizabeth – a estrada é a N2. Cercado por montanhas de vegetação frondosa, você dirige por Hermanus, um recanto praiano onde há baleias de junho a dezembro, Plettenberg Bay, onde vida jovem abastada vai surfar e paquerar, Bloukrans Bridge, da qual o pessoal faz bungee jump a 216 metros de altura, Stellenbosch, a principal concentração de vinícolas do país, e as Cavernas Cango, nos arredores de Oudtshoorn.

Com quem? Os amigos, em casal, a família;
Dica: Aproveite para conjugar a Rota Jardim com alguns dias na Cidade do Cabo e outros com safáris no Kruger National Park ou no Addo Elephant National Park;
Melhor época: De novembro a março, quando a água do mar está morna e o clima, agradável.

Cote seu carro aqui com a Rentcars!

rota-jardim-africa

“Nothing behind me, everything ahead of me,
as is ever so on the road.”
Jack Kerouac

4 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo