marrocos


Veja um roteiro de road trip pelo Marrocos, de Marrakech a Fez

O Marrocos tem um farto mosaico de paisagens.

De Marrakech a Fez, um dia você está no caos da Medina de Marrakech, no seguinte nas montanhas com mais de 4 mil metros e neve na pontinha do Alto Atlas, depois acompanhando vilas de terracota entre as palmeiras no caminho pro deserto, aí encontra dunas laranjas de cartões-postais, passa por lagos azuis surreais e acaba a viagem em meio a uma floresta com bugios sentados na mureta.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE EMBARCAR NUMA ROAD TRIP PELO MARROCOS:

A condição das rodovias é ótima e segura, mas deve-se evitar dirigir nas cidades – carros não entram nas Medinas e o trânsito é uma coisa de louco, com motos cortando a sua frente sem parar. O Alto Atlas tem cenas exuberantes, só é preciso tomar cuidado com as curvas. No deserto, atenção com a areia que invade as pistas, e vale pensar em alugar um carro 4×4 pra andar mais tranquilo entre as dunas. Por todo o país, os limites de velocidade são bem rígidos, ficam em torno de 80 km/h. E cuidado com policias com radares móveis: eles estão principalmente na entrada e saída das cidades multando o pessoal.

Em tempo: é comum acabar pego em alguma blitz policial e os oficiais te proporem pagar menos e não encaminhar a multa. A razão é que eles ficam com o dinheiro pra eles. Sim, há “jeitinho brasileiro” até no Marrocos.

3G NA ESTRADA

A Maroc Telecom, a Orange e a Inwi vendem sim cards 3G acessíveis com 200 minutos de ligação local e 2 GB de internet com validade de uma semana a partir de 40 dirhans. Vale a compra pra ter acesso ao Waze e ao Google Maps na estrada. O sinal costuma ser melhor perto das grandes cidades. Sem 3G, baixe o app MAPS.ME, que faz download das principais rotas das regiões que você seleciona sem precisar estar conectado.

Veja aqui um roteiro de road trip pelo Marrocos, de Marrakech a Fez:

Marrakech

Primeiro ponto da road trip pelo Marrocos, ali estão artesanatos, temperos, tapetes e objetos coloridos de encher os olhos, além dos detalhes arquitetônicos mais charmosos do país. Deixe pra alugar o carro no seu último dia em Marrakech: veículos são proibidos na maior parte da Medina e é uma confusão andar ali com motos cortando a sua frente o tempo todo.

LEIA TAMBÉM: 15 programas que você não pode deixar de fazer em Marrakech

Onde ficar em Marrakech: riad, resort ou hotel?

Alto Atlas

O Alto Atlas, cadeia de montanhas que vai dos arredores de Marrakech até depois de Ouarzazate, guarda um dos locais mais belos do país: o surreal Dades Valley. Repleto de palmeirais, oásis, cabras e ovelhas, o vale abriga três formações naturais: as gargantas de Todhra e de Dades e as Monkey Fingers Mountains. Pode-se ainda visitar o Valley of the Roses pra fazer trilhas e ver aldeias nômades e vilas berberes. As paisagens são as mais exuberantes da road trip, mas tome cuidado com as curvas mil na altura. E, se pegar um caminhão na sua frente, paciência: as ultrapassagens são bem perigosas.

LEIA TAMBÉM: Marrocos: os destinos mais bacanas pra montar seu roteiro

Ouarzazate

Road trip pelo Marrocos: cidadela datada do século 11 de tijolos de barro vermelho, Aït-Ben-Haddou é a joia local de Ouarzazate, a porta de entrada para o Deserto do Saara, a 4 horas de Marrakech. Patrimônio da UNESCO, o local já apareceu nos filmes Jesus de Nazaré e Gladiador. Nível fotogênico mil.

aitbenhaddou-ouarzazate

Merzouga

Base de quem vai ao maior deserto do mundo, o Saara, ali você pode montar num camelo ao pôr do sol, nas dunas de Erg Chebbi. E a melhor forma de curtir essa etapa da viagem é aderindo ao glamping no deserto, acampamento que une na estadia tendas no meio das dunas com artefatos de luxo como água quente, cama fofinha e serviço de cinco-estrelas. Na estrada, só cuidado com a areia que invade as pistas. E mais atenção ainda com os caminhos que o Waze indica por dentro do deserto: há grandes chance de se perder.

Em tempo: vale a pena investir no aluguel de um veículo 4×4 principalmente por essa parte da viagem.

LEIA MAIS: Como é a experiência de dormir no Deserto do Saara, em Merzouga

Errachidia

Road trip pelo Marrocos: prova cabal de que o Marrocos tem mesmo uma enorme variação de paisagens, em Errachidia, no caminho do deserto até Fez, um enorme lago com água azul surge como uma miragem do lado direito da estrada. Dá pra parar o carro na beira da rodovia e ir contemplar o cenário e tirar fotos mil.

Fez

De Merzouga a Fez você passa por outra variação de cadeias de montanhas como o Alto Atlas, centros de cidades e até mesmo uma floresta com mata fechada e bugios sentados na mureta. Chegando em Fez, acostume-se com a Medina mais caótica do país. E suas Chaouwara Tanneries (tanques de tingimento de couro) são a parte mais maluca dela – quem assistia a O Clone logo reconhece a cena. Contudo, que contrata guias particulares consegue conhecer melhor madrasas, museus, jardins e outros segredinhos escondidos pela bagunça.

LEIA TAMBÉM: O que saber antes de visitar as Chaouwara Tanneries, em Fez

Economize no aluguel de carro com a Sixt

A empresa tem ótimas ofertas nas suas mais de 2.500 lojas em mais de 110 países. Há desde compactos econômicos até um Corolla com diária a partir de R$ 83 nos Estados Unidos e uma BMW Série 1 por apenas R$ 93 a diária na França. Veja mais opções aqui pra pagar barato no seu carro alugado.

*Publiposts são posts patrocinados cujo conteúdo é avaliado como útil para os leitores do Carpe Mundi.

A autora

Anna Laura Wolff

Anna Laura Wolff

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo. Depois de uma temporada em Paris, decidiu ser viajante full time.


Instagram

Há 3 comentários para “Veja um roteiro de road trip pelo Marrocos, de Marrakech a Fez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *