Quando a gente vai para o outro lado do mundo, uma das primeiras dúvidas que surgem é: o que eu vou comer lá?

O que comer na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã:

Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã têm a culinária bastante parecida, com algumas peculiaridades. Os ingredientes básicos são macarrão (os noodles), de ovo, arroz ou trigo, frango, porco, papaya (comido cru, como salada), molhos de amendoim, peixe ou tamarindo e currys. Coentro e capim-limão estão em basicamente todos os pratos. E eles também não economizam na pimenta – mas sabem que os turistas têm estômago fraco, então sempre perguntam “spicy?”. Mercados de rua são supercomuns, vá sem medo de experimentar.

No café da manhã, come-se uma cumbuca de sopa,

mas nas cidades turísticas os hotéis e restaurante tem café “ocidental” com bananas, panquecas, pão e ovo. Sobremesas não são comuns nos restaurantes locais, a não ser “mango and stick rice” – manga com uma espécie de arroz doce (mais encontrado na Tailândia). Pra aliviar ávidos por doces, chegue junto nas barracas de “roti”, uma espécie de panqueca frita recheada com nutella e banana.

tailandia-2016-onde-ir-sudeste-asiatico

Mercadinhos locais (como o 7/11, na Tailândia), têm chocolates, balas e outras besteiras. “Fruit shakes” (sucos batidos com leite e leite condensado) são vendidos por toda parte. Prove frutas locais como a dragon fruit (pitaya), o rambutan (tipo uma lichia) e o durian, uma fruta com sabor estranhíssimo e cheiro terrível (é inclusive comum na entrada dos hotéis ter uma plaquinha “proibido durian”).

Bangkok é a única que tem propriamente uma cena de alta gastronomia, restaurantes top como o Gaggan (considerado um dos melhores da Ásia). Comida ocidental (hambúrguer, macarrão e pizza) é feita por toda parte, mas nos restaurantes baratinhos a qualidade é bem ruim. Se quiser variar, invista num lugar um pouco mais sofisticado.

O que você não vai encontrar: queijo, laticínios e carne de vaca, normalmente importados. Restaurantes simples não têm.

Veja o que comer na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã:

PAD THAI

pad-thai

O prato nacional da Tailândia é feito com macarrão de arroz, tofu, broto de feijão, cenoura, amendoim, limão e ovo. Pode ter camarão, frango ou porco.

PHO

pho-vietna

Sopa clássica do Vietnã, feita com noodles, coentro, molho de peixe, gengibre, broto de feijão. “Pho ga” é a sopa com frango, “pho bo”, com carne.

TOM YUN

TOM-YUN

Típica do norte da Tailândia, é uma sopa picante feita com leite de coco, tomate e camarão, temperada com capim-limão, gengibre, coentro e molho de peixe.

SPRING ROLLS (bolinhos-primavera)

Entre o que comer na Tailândia e no Sudeste Asiático em geral, é um dos pratos mais populares aqui no Ocidente. São
frescos ou fritos, envolvendo carne de porco ou vegetais.

FRIED RICE (arroz frito)

Parecido com o nosso arroz de forno, é um arroz levemente oleoso com vegetais e peixe, camarão, frango ou tofu.

FRIED NOODLES

Famoso macarrão de arroz frito com vegetais, carne de frango, de porco ou ovo.

Veja o que comer na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã:

PAPAYA SALAD

papaya-salad-thailand

Feita com papaia verde cortada em lascas, a salada é misturada com suco de tamarindo, limão, molho de peixe, amendoim e tomate. O resultado geral é bem refrescante.

CURRIES

curries-tai

Verdes ou vermelhos, mais ou menos picantes, misturados com leite de coco. Podem acompanhar porco, frango e camarões. Normalmente servidos com arroz.

MANGO AND STICKY RICE

mango-sticky-rice

Como sugere o nome, manga (fruta exuberante no Sudeste Asiático) com arroz e leite de coco. É uma sobremesa comum pela Tailândia.

BANH MI

Mais comum no Vietnã, é uma baguete recheada com porco, frango ou linguiça, coentro, pepino e maionese. É baratinha, vendida na rua, e salva momentos de fome e pouca grana.

KHAO TOM

Sobremesa típica do Laos, mas também presente na Tailândia, são uns pacotinhos de folha de bananeira com uma mistura doce de arroz, coco e feijão (com variações).

LEIA TAMBÉM: Como montar um roteiro pelo Vietnã: os melhores destinos
Melhor época para ir à Tailândia e outros países do Sudeste Asiático, mês a mês!
Sukhothai: uma parada esperta entre Bangkok e Chiang Mai, na Tailândia
O que fazer em Bangkok: 21 programas imperdíveis que você precisa incluir no roteiro
Conheça o cruzeiro Luang Say, de Houay Xay a Luang Prabang

4 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo