espanha


As 8 melhores praias de Menorca, na Espanha

Menorca é uma ilha apaixonante que guarda praias estarrecedoras. Veja quais são as melhores praias de Menorca neste post.

LEIA TAMBÉM: O que tem de melhor em Menorca, na Espanha
Onde ficar em Mallorca: melhores partes da ilha e hotéis

Praias de Menorca: basicamente, a costa sul tem baías menores (as “calas”), com areia branquinha e água turquesa, enquanto o norte, de formação geológica mais antiga, exibe praias grandes com faixas de areia laranjas, vermelhas e negras e mar alguns tons mais escuro, com um aspecto geral mais selvagem. Vale a pena ver um pouco das duas. No geral, as praias não tem muita estrutura – o território de Menorca é muito preservado. Então não espere barzinhos e restaurantes na areia, melhor levar seus próprios víveres.

Dica esperta: o Camí de Cavalls é uma trilha a ser percorrida a pé que traça 185 km no perímetro do litoral (muitas praias não tem ligação entre si, você teria que ir e vir da estrada principal no centro da ilha). Veja o mapa do trajeto aqui. Você pode, por exemplo, ir da Cala en Turqueta até a Cala Galdana a pé em 2h30 num caminho bem fácil (e na Cala Galdana dá pra pegar um táxi de volta pra onde você deixou seu carro).

As melhores praias de Menorca:

Cala Mararella e Macarelleta

As vizinhas figuram em todas as fotos mais lindas de Menorca com suas águas turquesa cristalinas sobre as quais os barcos parecem voar – dá para ver a sombra deles no fundo. Em volta, um mar de pinheiros e outras árvores mediterrâneas dá um toque verde à paisagem. Dá pra chegar de carro em Macarella e ir andando até Macarelleta, mas o ideal pra conhecer esse trecho do litoral é contratar um passeio de barco.

praias de menorca

Cala en Turqueta (foto de abertura desse post)

Próxima de Macarelleta, esta praia tem esse nome sugestivo: a água aqui é, adivinhe, extremamente turquesa. Ela também rodeada por pinheiros e pedras esbranquiçadas, perto das quais é possível fazer snorkel. Há dois estacionamentos antes da praia (que fica cheia na alta temporada). Também é uma boa visitá-la de barco.

Cala Galdana

Apesar de dominada por alguns hotéis grandes que enchem a areia de cadeiras e uns pedalinhos coloridos, o visual dessa praia é sensacional, com um canal que dá no mar e água claríssima envolta por penhascos. Próximo da praia há um porção de casinhas fofas para alugar no Airbnb – acho um dos melhores lugares de Menorca pra se hospedar. Visite também o Mirador As Punta, da onde saem umas fotos maravilhosas (como essa aí embaixo). Dali saem passeios de barco para ver outras praias próximas – veja com empresas como a Liber Mare.

cala-galdana-vista-casas

Cala Mitjana e Cala Mitjaneta

Mais uma dupla incrível de praias de Menorca, com o mesmo conjunto de atributos água azul-fosforesce + penhascos esbranquiçados cobertos por árvores. Se Mitjana estiver cheia, suba a trilha e vá até Mitjaneta, que costuma ter menos gente.

Cala-Mitjana

Ptajta Cavaleria

Um bom resumo da costa norte: essa praia tem duas enseadas com areia dourada, vegetação rasteira, pedras pretas e vermelhas. Você deixa o carro num estacionamento e as alcança por cima, onde tem um mirante para admirá-las por cima. O mar não é turquesa como nas anteriores, mas é igualmente impressionante. Para mais vistas bonitas, dirija um pouco mais até o Farol de Cavalleria.

Cala Pregonda

Outra bela representante da costa norte, com areia alaranjada e pedras brancas, rosas e marrons. Duas ilhas em frente à praia compõe um abrigo contra o vento e deixam o mar de Pregonda calminho e cristalino – o visual é lindo de morrer. O estacionamento fica uns 20 minutos de caminhada da praia.

PREGONDA-praia

Platja de Binigaus

Uma praia bonita, natural e vazia para passar o dia no mar clarinho rodeada de penhascos. O acesso é fácil: dez minutos de caminhada depois do estacionamento. Na vizinha Santo Tomás há restaurantes que resolvem o almoço.

Son Saura

Pra quem cansar das baías pequenas, essa região no sudeste da ilha tem duas praias extensas (Banyul e Bellavista) separadas por um punhados de rochas. A vibe é de Caribe: bastante espaço na faixa de areia branquinha e plana e mar calmo. Não fica tão lotada, então é boa escolha na alta temporada.

SONSAURA

A autora

Betina Neves

Betina Neves

Editora do Carpe Mundi, viaja pra trabalhar e trabalha pra viajar. É jornalista freelancer e já escreveu pra Viagem e Turismo, ELLE, Claudia, Vamos LATAM, Superinteressante, Cosmopolitan, VEJA São Paulo, Folha de S. Paulo, entre outras publicações.


Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *