estados unidos


Os nossos 9 programas preferidos em Maui, a ilha mais legal do Havaí

Maui é a ilha mais bacana do Havaí.

Com paisagens naturais incríveis, uma boa infra de hotéis, lojas e restaurantes, mar perfeito pro mergulho, pro surf e pra ver baleias e a energia mágica, simples, e as good vibes que só o arquipélago tem.

LEIA TAMBÉM: Havaí: veja por que é mais legal ficar no North Shore de Oahu

Veja aqui nossos 9 passeios preferidos na ilha de Maui:

Percorra a Road to Hana

Uma estrada costeira em curvas passa por belíssimas cachoeiras, piscinas naturais em grutas e praias de areia preta que ficam na memória. O mais legal é percorrer as 2 horas do caminho devagar, dobrando o tempo, parando pra conhecer cada local, tirar fotos e tomar a super doce água de coco havaiana em barraquinhas ao longo da estrada. Você pode começar em Paia, fazer stops na Twin Falls e Waikani Falls, Waianapanapa State Park e sua praia de areia preta, o Garden of Eden, a Bamboo Forest e as Seven Sacred Pools, até a Baia Hana.

road-to-hana

Almoce no Mama’s Fish House

O restaurante de frutos do mar mais cobiçado da ilha de Maui, com fotinhos de vários presidentes americanos comendo no local pregadas nas paredes, tem os melhores e mais frescos peixes da ilha, sempre pescados no dia, com menu que muda quase que diariamente. O ambiente tem tudo a ver com a proposta: um casarão de madeira e vidro com jardim bem cuidado onde estão redes pra descansar, lanternas de palha que fazem a iluminação de noite, palmeiras contrastando com o azul do mar e o som das ondas quebrando ao fundo.

Mergulhe de cilindro em Molokini

A cratera de um vulcão subaquático em formato de meia-lua a poucos quilômetros da costa da ilha de Maui é o maior santuário local de animais marinhos, de todos os tamanhos e espécies – entrar na água ali é o sonho dos mergulhadores. De snorkel você contempla peixinhos e o colorido dos corais, mas é de cilindro que você tem a experiência real de viver todo aquele ecossistema dando de cara com polvos, tartarugas e tubarões. A B&B Scuba faz o tour.

molokini

Assista ao nascer do sol no Haleakala National Park

O início de dia mais bonito de Maui mora no topo do Haleakala National Park, um vulcão inativo a pouco mais de 3 mil metros de altitude. O sucesso da experiência é tamanho que os tours que te levam ao observatório perto das 5h da manhã normalmente esgotam em uma semana. E, na descida, você sobe na bike e vai circundando a montanha observando o mar azul pequenininho ao fundo, enquanto uma van de apoio leva seus pertences atrás. A Haleakala Bike Co faz o passeio.

Voe de helicóptero até Molokai

A quinta maior ilha do Havaí é dona daquelas paisagens que moram no nosso imaginário quando pensamos no arquipélago. Montanhas verdinhas marcadas pelo trajeto da lava contrastando com o mar bem azul e cachoeiras e falésias dignas de Jurassic Park (aliás esses cenários já apareceram de fato em um dos filmes da franquia). O voo de helicóptero da Blue Hawaiian Helicopters parte da ilha de Maui e dá um giro de 30 minutos pela imensidão deserta de Molokai.

molokai

Faça um cruzeiro pra ver baleias

As incríveis baleias-jubarte visitam as águas quentes da ilha de Maui de novembro a abril. Se estiver por lá durante a temporada, embarque em um dos cruzeiros promovidos pela Pacific Whale Foundation pra conseguir avistar as gigantes bem de pertinho. O melhor: a instituição tem renda 100% revertida em programas de pesquisa e conservação da vida marinha local.

Viva a experiência de um luau havaiano

Ir ao Havaí e não viver a experiência de um luau não dá. Na antiga capital da ilha, Lahaina, o Old Lahaina Luau tem pratos típicos como o Kalua Pua’a (porco assado) e drinks como o Mai Tai, colares floridos e saias havaianas de palha e apresentações de hula, a dança local, todos os dias a partir das 17h, tudo à beira-mar. Em tempo: é bom reservar com antecedência.

oldlahainaluau

Colha lavandas no Ali’i Kula Lavender

A fazenda de flores de Ali’i Chang fica em Kula, com o clima seco perfeito pro cultivo de lavandas e todo ensino que a sua vó, fazendeira de frutas orgânicas em Oahu, lhe passou. No tour, além da visita aos campos aromáticos roxinhos, você aproveita um piquenique gourmet com produtos próprios e orgânicos do estabelecimento, tem vistas lindas da ilha (a propriedade fica no alto de uma montanha) e pode adquirir de cosméticos a guloseimas de lavanda – existe até o cookie de lavanda.

Veja os surfistas pegando ondas gigantes em Jaws

Se o mar de Pipeline, em Oahu, é a meca do surf do Havaí, a onda de Jaws é o point certo para os big riders. Ondas gigantes que chegam a mais de 20 metros de altura na temporada de inverno tomam conta desse trechinho da ilha de Maui, onde só dá pra entrar no mar de tow-in. Como no North Shore, a galera se reúne ali pra assistir aos profissionais dando um show dentro da água.

jaws-maui

A autora

Anna Laura Wolff

Anna Laura Wolff

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo. Depois de uma temporada em Paris, decidiu ser viajante full time.


Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *