reflexões


Vai viajar sozinho? 7 dicas pra fazer as refeições numa boa

Pra quem é novato na arte de viajar sozinho (e até pra quem não é), a hora das refeições pode ser a mais chatinha e intimidadora de lidar.

LEIA TAMBÉM: Como viajar com os amigos sem perder a amizade
Como tirar fotos de você mesmo viajando sozinho

Por que é incrível viajar sozinho no Sudeste Asiático

Simplesmente porque sentar num bistrô com uma taça de vinho em Roma SOZINHO não é tão legal mesmo. E pra nós, mulheres, pode acontecer de atrair fulanos indesejáveis de outras mesas puxando papo quando você não está a fim (já aconteceu comigo mais de uma vez). Mas viajar sozinho é uma delícia e a gente precisa se virar nessas horas também.

Dicas pra viajar sozinho: como fazer refeições numa boa

1- Comece pelo almoço

Convenhamos que sentar numa mesa de restaurante sozinho à noite pode ser levemente intimidador. Mas parece que toda essa carga se dissipa no almoço: durante o dia é normalíssimo sentar pra comer sozinho e sempre tem gente em volta fazendo o mesmo antes de voltar para o trabalho. E, um plus: os restaurantes bacanas costumam ter menus mais acessíveis no almoço.

2- Leve um livro

É uma ótima companhia pra refeições solitárias, muito melhor do que ficar rolando a timeline do Facebook no celular (o que cansa rápido).
LEIA TAMBÉM: 12 livros de viagem excelentes pra viajar sem sair de casa

3- Vá a mercados

Pode ser o mercadão municipal da cidade, feiras de rua ou os mercados gourmets tipo Eataly que se proliferaram pelo mundo, os “food halls” (como o Gansevoort Market de Nova York e o Mercado da Ribeira de Lisboa). O clima é descontraído e você come rápido e não sente aquela sensação chata de está todo mundo acompanhado menos você.

4- Sente no balcão

Principalmente em bares, o balcão é aquele lugar quase feito pra quem vai sozinho. É menos awkward que sentar na mesa e você ainda pode puxar papo com o barman ou o garçom.

5- Compre um petisco ou sanduíche e coma no parque

Em grandes cidades, compre em mercados ou lanchonetes uns comes e bebes e sente-se na grama do parque. Sempre têm muitas outras pessoas fazendo o mesmo e você ainda curte o verde e o sol.

6- Coma em padarias e cafés

Se em restaurantes é difícil ver gente sozinha, em padarias e cafés é supercomum – e muitos ficam abertas de noite e têm mesas comunais. Sanduíches, sopas, tortas e docinhos normalmente preenchem o cardápio.
LEIA TAMBÉM: Os novos cafés de Paris que você precisa conhecer

7- Convide alguém pra se juntar a você

Chamar alguém pra almoçar/jantar é o melhor “puxador” de assunto nos hostels. Outra ideia é usar sites como o Couchsurfing ou o Trav Buddy pra encontrar outros viajantes solitários que estejam a fim de compartilhar a refeição. Essa também pode ser a hora de falar com aquele amigo de um amigo seu que está morando no destino.
LEIA TAMBÉM: Como conhecer gente viajando sozinho

A autora

Betina Neves

Betina Neves

Editora do Carpe Mundi, viaja pra trabalhar e trabalha pra viajar. É jornalista freelancer e já escreveu pra Viagem e Turismo, ELLE, Claudia, Vamos LATAM, Superinteressante, Cosmopolitan, VEJA São Paulo, Folha de S. Paulo, entre outras publicações.


Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *