Road trips são um dos melhores jeitos de viver um destino de verdade, ainda mais em regiões rurais ou costeiras.

Você tem a flexibilidade de poder parar onde quiser e fazer seus próprios achados na estrada, faz tudo no seu tempo, na sua pressa ou calma, desfruta de toda a liberdade pra alterar o roteiro na hora que bem entender.

Dicas pra uma road trip: como curtir mais ainda a experiência de viagem de carro

1) Escolha um veículo que combine com o seu roteiro

Quem embarca na Rota 66 vai querer estar num veículo retrô pra viver a vibe da estrada intensamente; já uma viagem ao deserto pede um carro 4×4 se você acabar enfrentando areia na pista. Viagens de surf pedem veículos espaçosos pra caber a prancha, enquanto uma viagem de compras precisa de um porta-malas em que caibam sacolas mil.

2) Monte ou baixe playlists personalizadas no Spotify pra entrar no clima da estrada

Poucas coisas combinam tão bem como música e estrada. Monte a sua própria playlist perfeita ou dê uma olhada nessas aqui no Spotify pra se inspirar: summer road trip playlist /classic road trip songs / ultimate road trip / 50 best road trip songs. E não esqueça de salvar offline para os momentos sem internet.

dicas-roadtrip

3) Viva a experiência completa dormindo em hospedagens na beira da estrada

Pode ser tentador ficar em hotéis com edredons branquinhos que te engolem, mas por que não experimentar um B&B bacaninha ou um motel kitsch à beira da estrada? Você já acorda a um passo do caminho e sente na veia o que é fazer uma road trip.

4) Use e abuse de aplicativos como o maps.me

O maps.me é um app de mapas que funciona offline: é só fazer download do mapa do país quando tiver wi-fi que depois ele fica à sua disposição sem internet. Porque mesmo que você compre um chip e tenha internet no exterior, não dá pra confiar no sinal sempre, e o 4G também pode acabar.

Dicas pra uma road trip: como curtir mais ainda a experiência de viagem

5) Planeje-se pra dirigir uma média de 3 ou 4 horas por dia

Afinal, uma road trip não é só dirigir: é curtir também paisagens, cidades e surpresas pelo caminho. Dirigir mais de 4 horas por dia continuamente pode acabar te deixando extremamente cansado e com dores nos braços, colunas e pernas. Vale ir parando e avançando com calma pra também conseguir aproveitar o roteiro.

6) ECONOMIZE no aluguel de carro com a Rentcars

Nossa recomendação é usar a RentCars, plataforma que compara os valores das principais locadoras, com possibilidade de pagamento em cartão de crédito (em até 12 vezes) ou boleto. Você pode realizar o aluguel online e já garantir seu veículo antes de chegar no destino. 

7) Informe-se sobre permissão internacional pra dirigir e regras de trânsito do país

Dicas pra uma road trip: você tira a permissão através do site do Detran do seu estado pagando uma taxa de R$ 135,32 e pode dirigir sem medo nos países signatários da Convenção de Viena. Veja quais são aqui. Antes da viagem também é válido pesquisar sobre limites de velocidade e outras regras de trânsito do destino.

8) Mantenha o carro abastecido com água, comidinhas e um galão extra de gasolina

Dicas pra uma road trip: em caso de um engarrafamento inesperado, um problema na estrada ou na falta de um posto gasolina / lojinha de abastecimento nas redondezas.

9) Tenha uma boa companhia no banco do carona

É essa companhia que vai fazer a viagem toda valer a pena no fim. Viagens de carro são um ótimo momento pra botar o papo em dia. E certifique-se de ir trocando a direção da vez com outros passageiros para o desgaste ser menor.

10) Faça paradas pra fotografar paisagens pela estrada

Dicas pra uma road trip: a melhor vantagem de uma viagem de carro é a liberdade de poder parar onde você quiser. Use e abuse desse artifício parando pra fotografar em paisagens lindas pelo caminho. Sejam de neve, de praia, de montanha, de deserto ou de floresta. Não economize nos cliques!

*Publiposts são posts patrocinados cujo conteúdo é avaliado como útil para os leitores do Carpe Mundi.

Anna Laura

Um dos maiores nomes do turismo no Brasil, Anna viaja há 10 anos em busca de construir um mundo mais consciente, sustentável e a favor da natureza, propondo mais autoconhecimento através de suas experiências pelo globo. Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, é editora do Carpe Mundi e Co-founder da plataforma de curadoria em aluguel de temporada Holmy, 100% nacional e de equipe feminina.

4 comentários

Deixe seu comentário

voltar ao topo