aviação


Como é voar com a Royal Air Maroc, a companhia aérea do Marrocos

Os 5 voos semanais de São Paulo a Casablanca da Royal Air Maroc viajam lotados de brasileiros indo à Europa em tarifas econômicas.

Com antecedência dá pra achar passagens pra Lisboa, Paris e Londres, com conexão no Marrocos, desde US$ 800. Pegando uma promoção, o valor pode cair pra US$ 500. E o trecho também liga, claro, quem viaja do Brasil ao Marrocos, sem escalas. Mas a experiência nem sempre costuma ser 100% boa: há casos mil de atrasos e bagagem extraviada relatados na web. Veja aqui como é voar com a Royal Air Maroc.

Veja aqui como é voar com a Royal Air Maroc no relato da viagem do Carpe Mundi:

(voo de São Paulo a Casablanca em maio de 2017)

INFRA DO AVIÃO

A Royal Air Maroc voa do Brasil ao Marrocos e vice-versa num Boeing 767. Foi, inesperadamente, um dos mais modernos e novinhos aviões em que eu já viajei. As poltronas da classe econômica são de couro, confortáveis e com espaço ok entre as fileiras. As TVs individuais são de modelos recentes, com entrada USB pra carregar o celular. Nas paredes da frente da aeronave, telas maiores vão mostrando o plano de voo. As janelinhas do avião são também de nova geração: não têm persianas, ficam claras e escuras através de um botãozinho – foi a primeira vez que vi essas novas janelas. Os compartimentos de bagagem são espaçosos e num design que é fácil de fechar mesmo com muita coisa. Nos banheiros, nada de diferente de outros aviões.

EXECUTIVA: Aqui o assento reclina inteiro e faz massagem, com todo serviço que outras companhias aéreas oferecem. Como de costume, as TVs são maiores e os banheiros também são mais espaçosos.

como-e-voar-royal-air-maroc

Como é voar com a Royal Air Maroc:

COMIDA

Nos voos de ida, noturnos, são servidos janta e café da manhã. Na volta, diurna, almoço e um lanchinho. Eu voei de noite e não jantei, mas dei uma conferida no prato: salada, pão, peixe e purê de batata. Estava com uma cara ok e as pessoas ao meu lado disseram que gostaram. No café comi um pão e tomei chá. Também veio um iogurte e um bolinho de chocolate. De bebida, há água, sucos e vinhos sendo servidos.

EXECUTIVA: Pra quem viaja de executiva é servido um menu de quatro cursos, escolhido antes da decolagem, com entradinha, salada gourmet, prato quente (há três opções, entre elas o camarão com purê apetitoso da foto) e sobremesa. Há vinhos marroquinos e franceses e uma variedade bem maior de bebidas, incluindo digestivos pós-refeição. Também tudo dentro do usual de outras cias aéreas nessa classe.

LEIA TAMBÉM: Veja ideias (óbvias e nem tanto) de como gastar o tempo dentro do avião

Saiba para quais países os brasileiros mais viajam – e quanto gastam por lá

ENTRETENIMENTO

A tela de entretenimento individual de cada assento é, como eu disse, novinha, com entrada USB pra carregar o celular. Há uma ótima seleção de filmes: eu viajei em maio de 2017 e estavam passando títulos como A Chegada (de novembro de 2016), Animais Fantásticos e Onde Habitam (também de novembro de 2016) e Manchester À Beira-Mar (de janeiro de 2017). Os três com indicações ao Oscar. Álbuns de música, joguinhos e o plano de voo também ficam disponíveis, em português, inglês, francês e árabe, além da revista impressa da companhia, a RAM Magazine. A mesma programação vale pra classe executiva.

SERVIÇOS E AMENITIES

Fui bem atendida nos aeroportos de Guarulhos e de Casablanca e durante o voo todo. Tudo dentro do normal, não tenho nenhuma crítica. A tripulação da Royal Air Maroc fala em inglês, francês e árabe. Na classe econômica foram entregues um cobertor, um travesseiro e uma mininécessaire de plástico com máscara para os olhos e meias (foto). Na executiva vem uma nécessaire maior, de tecido e mais completa, com escova e pasta de dente e creminhos.

Como é voar com a Royal Air Maroc:

BAGAGEM

Eu não tive nenhum problema com mala despachada. Como eu ia pra Marrakech, minha mala foi encaminhada direto pra lá e não precisei fazer check-in de novo no aeroporto de Casablanca. Admito que fiquei com medinho de perderem minha mala pela quantidade de relatos que li sobre isso na web, mas analisando bem cada um dá pra dizer que isso costumava acontecer com mais frequência até 2015. De qualquer forma, bati um papo com o atendente da Royal Air Maroc em Guarulhos e ele me contou que, quando uma mala ainda é extraviada hoje, isso quase sempre acontece no retorno do Marrocos pro Brasil porque prendem mal a tag. Então vale ficar esperto com isso.

EM TEMPO: as malas costumam chegar embaladas no aeroporto de Casablanca, então não se desespere se não enxergar de cara a sua. A companhia coloca um plástico filme transparente nelas pra protegê-las.

AEROPORTO DE CASABLANCA

Como é voar com a Royal Air Maroc: entre a conexão de Casablanca pra Marrakech, meu destino final, passei 6 horas no aeroporto Mohammed V, base da Royal Air Maroc, em Casablanca. Ao descer do avião foi impressionante ver absolutamente todos os passageiros indo pra área de conexão internacional e só eu em direção às conexões nacionais. Ficou bem claro que o principal papel desse voo é mesmo ligar o Brasil à Europa de uma forma mais barata. Caminhei sozinha cerca de 10 minutos ao descer do voo até o portão de embarque do meu próximo voo, que estava vazio. Aos poucos locais e outros viajantes foram chegando, começando a encher as mesinhas do café onde eu sentei pra escrever este post. E é só isso por ali, um saguão bonito com uma maquete da Mesquita Hassan II, o principal ponto turístico de Casablanca, cadeiras com tomadas e os portões de embarque. Pra quem quer comprar chip internacional ou outra coisinhas, precisa sair da área de embarque e fazer check-in de novo depois. Em tempo: há wi-fi de graça disponível por todo o aeroporto.

*É bom saber que a Royal Air Maroc oferece hospedagem gratuita em Casablanca nas conexões internacionais acima de 8 horas. Um transfer leva os passageiros aos hotéis parceiros da empresa, três-estrelas próximos ao aeroporto e um no centro da cidade, e depois traz de volta.

Pelo ranking da Skytrax, o principal da aviação, a Royal Air Maroc é uma companhia 4 estrelas (a cotação máxima é 5). Companhias com as quais estamos acostumados, como a American Airlines, a Iberia e a TAP, têm cotação pior: 3 estrelas.

casablanca-aeroporto

*Como é voar com a Royal Air Maroc: o Carpe Mundi viajou ao Marrocos por conta própria, sem qualquer apoio da Royal Air Maroc. Este post reflete a opinião independente e pessoal da autora.

A autora

Anna Laura Wolff

Anna Laura Wolff

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo. Depois de uma temporada em Paris, decidiu ser viajante full time.


Instagram

Há 49 comentários para “Como é voar com a Royal Air Maroc, a companhia aérea do Marrocos

  1. . Não conhecia a Royal Air Maroc e comprei passgem para Lisboa pelo preço estar mais em conta. Mas depois da compra me dei conta de que eu não tinha informação nenhuma em relação a companhia. Bateu um certo medo. Mas depois de ler o teu post fiquei mais tranquila. Você escreve de forma muito esclarecedora.

    1. ja foi a sua experiancia com o ROYAL AIR MAROC? HELPPPPPP ESTOU MORRENDO DE MEDO POIS A MINHA É EM JUNHO E JA ESTOU SOFRENDO COM CANCELAMENTOS DA COMPANHIA

  2. Oi, tudo bem?

    No site da companhia existe a opção de parcelamento? A cobrança é feita em reais mesmo no cartão de crédito? Ou ficamos sujeitos à variação do dólar?

  3. Só uma última dúvida…

    Eu farei uma conexão em Casablanca para chegar a Londres. Estarei com libras para a viagem. É preciso declarar isso na hora que passamos pela alfândega? Pode me falar como foi esse processo?

    E o hotel e o transfer é para todas as tarifas?

    1. Oi, Gisele! É como em qualquer outra viagem, você só declara se estiver levando uma quantia muito grande em espécie. Se não me engano o valor é de 10 mil libras. Eu nunca costumo declarar nada, então não sei te dizer tão bem sobre o processo. Sim, transfer e hotel para todas as tarifas! Beijocas e boa viagem!

  4. Olá, parabéns pelo texto. Comprei passagens pela RAM e estou um pouco apreensivo porque a empresa não tem serviço de atendimento ao consumidor no Brasil e não responde aos e-mails enviados aos endereços indicados no site. Mesmo assim, bola prá frente. Tenho duas dúvidas, caso você possa me ajudar: 1) você conseguiu algum telefone ou e-mail de contato da empresa que realmente funcione? 2) mesmo com stopover em Casablanca de mais de 12 horas, as malas só são retiradas no destino final (no meu caso, Paris)? Obrigado.

    1. Oi, Erico! Não cheguei a procurar emails ou telefones pois não precisei entrar em contato com eles, mas sugiro que você tente ligar no número do Marrocos mesmo. As malas vão para o destino final sim, como com qualquer outra cia aérea. Isso na verdade depende do aeroporto em questão (Guarulhos, por exemplo, não despacha direto pra outras cidades do Brasil quando os voos vêm do exterior). Fica tranquila que vai dar tudo certo, a empresa funciona bem, é realmente como qualquer outra. Sua apreensão se deve apenas a não estar acostumada a voar com eles. Beijocas!

  5. Vou viajar agora 18 junho para Lisboa a conexão? Se houver de quantas horas, o aviao e novo pois sou alto e um pouco obeso a distancia das poltronas e que me complicao, sera que os voos sao cheios, na volta virei na executiva.

    1. Oi, Marcel! Dizem que os voos não são cheios não. No meu voo de ida não vi quase nenhum lugar vazio, mas já no de volta tinham passageiros deitados na fileira toda pois estava vazia. Acho que é um pouco de sorte. Mas achei as poltronas bem confortáveis de qualquer jeito, espero que você não tenha problemas. E sim, há conexão para ir pra Lisboa, o tempo no aeroporto de Casablanca depende dos voos que você escolher. Beijos!

  6. Comprei passagem para Roma em Agosto e somente depois fui procurar sobre a RAM na Internet e fiquei assustada em relação a extravio de bagagem e problemas com conexão. Entre chegar em Casablanca e meu vôo para Roma tenho apenas uma hora. Mas o seu relato me tranquilizou e espero que ocorra tudo dentro dos conformes.

    1. Oi, Diana! O tempo de conexão é curto mesmo, mas se você comprou os dois trechos com a companhia, se perder o voo eles te encaixam no próximo sem nenhuma cobrança a mais. E a bagagem normalmente vai direto. Beijocas!

  7. Definitivamente você não voou de Royal Air Marroc e deve ter pego essas imagens do site deles onde tudo é bonito e parece as mil maravilhas. Os aviões são velhos, fedem, higiene precária, comidas horrorosas, poltronas que não reclinam nada, TVs que não funcionam, não mostra nem mapa de vôo, sem lanterna, comissários sem educação, e as TVs que funcionam só tem o idioma inglês e árabe/francês. Com uma programação péssima. Você está precisando viajar mais pra sair desse mundo de Alice seu. Aliás, a experiência no aeroporto do Marrocos é péssima também.

    1. Oi, Julinha! Olha, eu viajei com eles sim e gostei bastante da minha experiência. Sinto muito pela sua viagem, imagino que deve ter sido há algum tempo já, pois a única aeronave que faz essa rota hoje em dia é a que eu citei no texto, bem moderna. Ah, e eu já viajo bastaaaante, vide meu blog de viagens, mas quem me dera viajar ainda mais pra sempre poder sair sempre do mundo de Alice! De qualquer forma, obrigada pelo seu comentário, sempre bom compartilhar relatos. Beijocas!

  8. Aliás, a companhia alterou meu vôo sem eu pedir, desfiz a alteração para data e horário que eu desejava, cheguei no balcão da companhia em Casablanca e não tinha alterado a passagem de uma das pessoas que viajavam comigo. Tive que ir em 4 guichês diferentes, funcionários que se recusavam a falar inglês (sorte que falo francês) e uma fila de 28 pessoas insatisfeitas tentando resolver seus problemas. Desorganizado é pouco pra descrever a companhia. Publicidade enganosa essa…

    1. Não conheço a autora do texto mas concordo com quase todos os pontos que ela citou. Só achei a tripulação com um pouco de má vontade mas nada de excessivo. Acho que você teve uma experiência ruim com RAM e por isso a super negatividade. Acredito que outras pessoas que lerem esse texto estarão também buscando informações e a forma como você destrata a autora é ridícula. Cada um tem uma experiência diferente. Não generalize!

      1. Oi, Marcelo, obrigada pelo seu comentário! É o que você disse: cada um tem a sua experiência. E educação não faz mal a ninguém, né? Beijocas 🙂

  9. Viajei pela Maroc em maio/2017 e achei excelente. E peço fazer uma correção no post. Eles servem vinho tinto e branco, de sua preferência, na classe econômica. Eu mesma pedi na ida e na volta. Comida boa, bem temperada. Achei o máximo que eles borrifam perfume e toda a cabine (neutralizar odores), oferecem cobertas, travesseiro, meia e tapa-olhos para de descanso. Meu único senão é que em virtude do preço acessível, os vôos são lotados.

  10. Vamos em um grupo de 8 pessoas para Lisboa, em agosto. Permaneceremos em Casablanca (conexão) das 21:30h de um dia até 14:50h do dia seguinte. Portanto, mais de 16 horas.
    Instada a informar sobre transfer gratuito aeroporto/hotel/aeroporto e hospedagem a cargo da R.A.M., a CVC de Vitória-ES, eximiu-se de contatar a aérea, alegando que devíamos ter feito a opção no momento da compra das passagens, o que se nos configurou grande INCOMPETÊNCIA da CVC (por desconhecer a necessidade de informarmos nosso desejo quando vendeu-nos as passagens), ou então NEGLIGÊNCIA, por saber de tal necessidade e não nos ter oferecido a cortesia.
    Então, perguntamos: procede a informação da CVC, ou podemos ainda solicitar a hospedagem e o transfer?

    1. Oi, Pedro! Vocês podem solicitar a hospedagem sim, já que todo passageiro com conexão acima de 8 horas em Casablanca tem direito. Comprar com a CVC não muda nada nesse caso. Podem fazer o pedido online, por tel ou quando chegarem no aeroporto assim que desembarcarem do voo. Beijocas!

  11. Boa tarde, parabéns pelo blog, estou colhendo muita informação útil… parabéns.

    Estou cotando um aéreo para o dia 25/12 para lisboa pela RAM, a conexão é de 1:15, pela sua experiência é seguro comprar este vôo mesmo com um tempo de conexão tão curto para troca de aeronave? Tenho enorme receio de comprar este aéreo e arrebentar totalmente minha viagem…

    1. Oi, Gui! Seria melhor uma conexão de 2 horas. Se você comprar ambos os trechos com a Royal Air Maroc, sem problemas, pois se você perder o voo a companhia é obrigada a te encaixar no próximo sem pagar nada. Beijos!

      1. Ana obrigado pelo breve retorno, tenho uma opção (R$ 300,00 mais cara) que seria voar pela Air Europa, uma escala em madri de 1:15 também, porém como vou para Madrid após fazer Portugal talvez seria mais tranquilo recuperar a bagagem rsrs

        Esta difícil fazer cotações para o período de viagem (25/12 – 06/01) cotações comprando 3 voos (SP x Lisboa – Porto x Madrid e Madri x SP) estão próximos de R$ 12.000,00
        Comprando separados SP x Lisboa pela RAM ou Air Europa +/- R$ 4400,00 e os outros dois trechos pela Ibéria R$ 3800,00
        Uma diferença gritante…. valeu pela ajuda.

        1. Aproveitando, pela sua experiência, devo comprar agora, que estou com 6 meses de antecedência ou é possível esperar por melhoria nos preços ???

          1. Simmm, compra separado que vale mais a pena! Eu nunca voei pela Air Europa, mas li que são aviões um pouco velhos. Sobre extravio de bagagem com a RAM, fica tranquilo que a situação hoje em dia é normal. E eu compraria agora sim, 6 meses de antecedência é um bom tempo pra comprar, depois normalmente vai subindo o preço. E esperar por promoção é um negócio arriscado, dificilmente você vai conseguir um voo barato em promoção nas datas exatas que você quer. Beijocas e boa viagem!

  12. Boa noite, finalmente encontrei um blog que esclareceu grande parte das minhas dúvidas. Parabéns!
    Mas eu gostaria de saber como é feita a imigração em Casablanca? Estamos indo pra Lisboa em outubro, e estamos um pouco tensos por conta disso. São feitas mútuas perguntas? São bem rigorosos? Se puder nos esclarecer mais essas dúvidas, serei muito grato!

    Mais uma vez, parabéns pelo blog.

    1. Oi, Rodrigo 🙂 Obrigada! Ah, tem vários posts sobre Lisboa aqui também, viu? Dá uma olhada! Só digitar Lisboa na barra de pesquisa embaixo do mapa na home. Sobre a imigração, é um procedimento normal, como em qualquer país. Tem um pouco de fila e os guardas te fazem uma ou duas perguntas do tipo “pra onde você vai?”, “vai a passeio ou trabalho?” e é isso. Se der azar, pode pegar um guarda que faz mais de perguntas, mas essa chance existe viajando pra qualquer lugar. Boa viagem!

  13. Ana, boa tarde!! Adorei o seu post, muito tranquilizador, tendo em vista que compramos nossas passagens e só depois resolvi pesquisar sobre a cia aérea e me bateu um certo desespero, mas acredito que tudo ocorrerá bem. Eu e minha noiva vamos para Lisboa pela RAM dia 10 de Outubro e nossa conexão em Casablanca é de 17 horas.
    Nesse caso, como proceder para agilizar (se é que é possível) o transfer/hotel, pois pelo que eu li em inúmeros relatos o aeroporto de Casablanca parece não ser muito organizado, e como vamos chegar à noite quero evitar o máximo de perrengue possível.
    Fico grato caso possa ajudar e espero contar um relato SUPER POSITIVO aqui no seu blog depois de ter a primeira experiência com a RAM.

    1. Oi, André! Legal seu comentário, obrigada 🙂 claro, tá certíssimo. Entra em contato com eles por telefone ou por email pra reservar a estadia. Beijocas e boa viagem!

  14. Oi Anna,
    Vi inúmeras queixas de pessoas reclamando do atraso dos vôos, que muitas vezes acabam ficando para o dia seguinte. Você averiguou esse fato?

    1. Oi, Natalia! Olha, não sei te dizer a fundo sobre isso, mas posso compartilhar que a minha experiência pelo menos foi pontual. Beijocas!

  15. Esse mês de maio (2017) comprei passagem da Royal Air Maroc para ir à Escócia, conexão para Lobdres. E aí seguiria em novo voo até meu destino final.
    Fiquei traumatizada.
    Ainda em solo brasileiro houve um problema envolvendo a polícia federal, ocasionando um atraso de meia hora na decolagem. Conexão em Casablanca com prazo de uma hora, dedução, perdi conexão e próximo voo (outra companhia). Imaginem meu desespero, e de outros passageiros, entre eles uma grávida de seis meses com um bebê de um ano e meio.
    Sim, pagaram nossa hospedagem em um hotel em Casablanca e embarcamos no dia seguinte com destino a Londres. Mas… e meu voo para Edimburgo? Tive que mobilizar amigos e família para me ajudarem a obter nova passagem. Quem pagou essa nova conta e um dia de hospedagem já paga e perdida no meu destino final? Eu!
    Creio que o grande problema dessa companhia aérea é a falta de comunicação interna.
    Ninguém para nos orientar, mesmo eu mostrando minha passagem com o horário da conexão a um tripulante, ele afirmou que eu não teria problemas. E eu acreditei!!!
    Sem contar que é absurdamente confuso o aeroporto de Casablanca.
    Se eu quiser fazer novas viagens aéreas, precisarei antes de tratamento psicológico, graças a ROYAL AIR MAROC.

    1. Oi, Rose! Que pena que você passou por essa situação. Mas realmente perder conexões é algo comum e se os dois trechos não são comprados com a mesma companhia, é o passageiro que arca com custos de atraso. Isso é de praxe com qualquer companhia e em qualquer país do mundo. Por isso ou vale a pena deixar um espaço bem grande entre conexões se a passagem tiver sido comprada com empresas diferentes ou comprar sempre com a mesma aérea. Beijocas!

  16. Eu e meu marido viajaremos pela RAM no final do ano. Tenho visto muitas opiniões negativas de serviço da Royal Air Maroc, mas são opiniões antigas, aparentemente eles estão em um bom processo de melhoria.
    Seu blog é excelente e seu post me tranquilizou. Se formos pensar nas companhias aéreas de forma geral, todas possuem pontos negativos, e ver tantos pontos positivos essenciais foi muito bom!

    Muitíssimo obrigada, Anna Laura!

    1. Oi, Rafaele! É isso aí 🙂 Estamos sujeitos a pontos negativos em toda e qualquer empresa. E por tudo que pesquisei e pela minha experiência, a RAM está sim bem melhor do que no passado. Obrigada você e boa viagem!

  17. Olá Anna! Vou à Roma em Outubro/17 e os preços da Royal Air Maroc estão excelentes (para meu bolso).

    Ao pesquisar sobre a empresa, eu fiquei apavorado com tantas reclamações. Mas seu blog é esclarecedor, parabéns pelo ótimo trabalho que tens realizado, a partir de hoje serei um frequentador assíduo do site!

    Minha primeira viagem internacional, primeira viagem de avião e pra quem esta acostumado a ficar 02H e pé dentro de um onibus lotado todos os dias, viajar com qualquer CIA Aérea será sensacional hahahaha.

    Vou de RAM! Abs!

    1. Oi, Felipe! Legal ler seu relato, hahaha! Depois conta aqui como foi a viagem! E fica ligado na data desses relatos ruins da RAM, a maioria dos que eu li são antigos. Beijocas e boa viagem! E volta no blog sim, eba 🙂

  18. Olá estou viajando a Portugal no dia 25/07 com a Royal Air Maroc, fechou com a CVC. Até então não tinha pesquisado nada sobre a companhia.
    Pesquisando depois de comprado li muitos comentários ruim e poucos bom
    Eu gostaria de saber se caso o vôo atrás e eu perde a conexão como eu faço ? E como faço pra conseguir o hotel, minha escala e de mais o menos 11horas

    1. Oi, Gabriela! Se você comprou os dois trechos com a RAM, se o voo atrasar você é realocada para o próximo voo sem pagar nada. Pra reservar o hotel é só entrar em contato com eles por email. Beijocas!

  19. Olá, Anna! Tudo bem?
    Estou com as passagens compradas de São Paulo à Madrid (parando em Casablanca por 3h15) pra setembro desse ano. Decidi, hoje, dar uma olhada nos comentários que as pessoas fizeram sobre suas experiências com a RAM. Fiquei apavorada!
    Mas, felizmente, caí aqui no seu site e fiquei aliviada, parece que o ápice dos problemas foi há uns dois anos, né?
    Vamos torcer pra dar tudo certo!
    Muito obrigada por todas as informações!

    1. Oi, Laura! Parece que sim, hoje em dia o serviço está bem melhor. Fica tranquila que vai dar tudo certo! 🙂 E 3h15 é um tempo bem ok de conexão. Beijocas e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *