instagram


7 dicas pra você ter um perfil de viagem mais bacana no Instagram

Numa rede diariamente inundada por fotos de viagem, está cada vez mais difícil se destacar. Afinal, como ter um perfil bombado no Instagram, conseguir curtidas, comentários e reconhecimento no meio?

LEIA TAMBÉM: Como cultivar um feed com fotos incríveis no Instagram

Veja aqui 7 dicas de como tirar fotos melhores para o Instagram:

1) EQUIPAMENTO

Um celular com uma câmera de qualidade como o novo iPhone 7 já é um bom começo, mas não há nada melhor do que investir numa máquina DSLR. Veja mais sobre câmeras aqui. Ter um tripé e um controle remoto automático te permite mais flexibilidade pra tirar fotos sozinho durante as viagens, sem precisa recorrer à ajuda de ninguém.

como-fazer-efeitos-nas-fotos

2) EDIÇÃO

A edição é uma das etapas mais importantes de um clique: pode valorizá-lo ou estragá-lo por completo. Pra quem não quer perder muito tempo com isso, alguns aplicativos de celular como estes aqui agilizam a edição, tornando o processo mais fácil. Agora, se a sua for mesmo virar pró nisso, tenha tanto o Photoshop como o Lightroom instalados no seu computador.

3) ENQUADRAMENTO

Dicas de como tirar fotos melhores para o Instagram: aprender mais sobre conceitos de ouro da fotografia como a regra dos terços pode transformar os seus cliques. Fotos simétricas são perfeitas em cenários como trilhos de trem, pontes, prédios históricos, entre outros. Mas, na maioria das vezes, vale enquadrar o objeto/pessoa em um dos 4 pontos focais da fotografia pra obter um resultado melhor.

câmera de celular

PESSOAS

Ao focalizar alguém, cuidado pra não cortar os pés ou a cabeça se a ideia for fotografar o corpo todo. Pra retratos, o ideal é ter um lente clara como a 50 mm/1.8.

ANIMAIS

Tenha paciência pra esperar pelos bichinhos aparecerem e mantenha a câmera pronta pra clicar. Fotos tiradas de frente, na altura dos animais, tendem a passar mais impacto.

MONUMENTOS

Modifique o ângulo de forma a enquadrar todo o tema ou focalize apenas algum detalhe, deixando que a parte excedente do monumento desapareça nos cantos da foto.

COMIDAS

A gastronomia é uma das formas mais interessantes de se aprender sobre a cultura de um destino. Por isso, fotos de pratos e bebidas locais são essenciais em um perfil de viagem bacana no Instagram, além de ajudarem na composição harmônica do feed. Esta do PedidosJá, por exemplo, mostra a importância da cor, da textura e do enquadramento pra fazer com que um prato realmente se destaque (e gere likes e comentários!). Fotografar de cima e ter cuidado na organização do que vai aparecer na mesa também ajuda. Se puder, invista numa lente macro para a sua câmera.

LEIA TAMBÉM: Manual prático pra viajar sozinho: por que e pra onde ir, as vantagens e perrengues

PAISAGENS

Em 99% dos casos, a linha do horizonte fica melhor aprumada, retinha, mas nunca no meio do quadro (deixe-a sempre na parte de baixo ou de cima). A função ‘endireitar’ do Instagram dá um jeito nas fotos tortas. Procure buscar um ponto de interesse na paisagem, focando em uma pessoa, uma casinha, um morro. Algo que vá guiar o olhar no clique.

Veja aqui 7 dicas de como tirar fotos melhores para o Instagram:

4) CENÁRIOS

Lugares diferentes requerem atitudes diferentes na hora de fotografar.

PRAIAS

Já aconteceu de estar numa praia perfeita mas a foto não sair legal? O ideal é encontrar um ponto de interesse para a sua imagem. Um coco, um óculos, um livro, uma canga ou mesmo conchinhas do mar são objetos que podem aprimorar sua foto. O fim da tarde tende a ter as luzes mais lindas contrastando com o oceano.

CACHOEIRAS

Não existe uma receita certa, já que a iluminação do ambiente faz toda a diferença. Supondo que a cachoeira em questão tenha luminosidade boa e você tenha uma câmera profissional em mãos, trabalhe com uma velocidade baixa, próxima a 1”, ISO 100 e um diafragma fechado, como o f/11. Se o local for muito claro, pode ajudar usar um filtro polarizador para a lente. Já o tripé é fundamental e colocar a câmera no timer traz melhores chances da imagem não tremer com o toque do dedo.

LEIA TAMBÉM: 10 aplicativos pra viajantes preguiçosos

Vai viajar sozinho? As melhores dicas pra conhecer gente

Os 11 melhores empregos pra quem AMA viajar

CIDADES

Pra fugir da multidão nas ruas, saia pra fotografar nos primeiros horários do dia. A não ser que você esteja em Tóquio e queira captar a loucura do Shibuya Crossing, o cruzamento mais fotografado do mundo – aí vá nos horários de pico.

ny-foto

Veja aqui 7 dicas de como tirar fotos melhores para o Instagram:

5) MELHOR HORA

Na chamada golden light, ou hora mágica, após o sol nascente e antes do poente, quando luz é quente e indireta. Procure adaptar seu roteiro pra estar nos cenários mais fotogênicos nesses momentos.

6) PRODUÇÃO

Subestimar a importância do fundo da imagem é um erro comum. Preste atenção na composição, se necessário esperando que uma pessoa indesejada saia da tela, e reparando em detalhes como placas, lixeiras ou outros objetos intrusos.

OUTFIT

Se for se inserir no clique, lembre de pensar em usar uma roupa que combine com o cenário ou tenha cores opostas, e tente aprimorar o look com itens fotogênicos como chapéus e lenços.

LEIA TAMBÉM: A lista definitiva de perfis do Instagram pra quem ama viagem

7) FUJA DO LUGAR-COMUM

Dicas de como tirar fotos melhores para o Instagram: procure captar a vibe do destino enxergando além das fotos mais manjadas. Se as gôndolas de Veneza são obrigatórias, as janelas quaisquer com vasos de flores e roupas penduradas no varal, tão típicas da Itália, são menos clichê e podem te render um resultado ainda mais legal. Vale buscar referências de outros fotógrafos antes da viagem pra ter ideias.

A autora

Anna Laura Wolff

Anna Laura Wolff

Jornalista por formação e fotógrafa por vocação, a editora do Carpe Mundi passou pelas redações da CARAS Online e da Viagem e Turismo. Depois de uma temporada em Paris, decidiu ser viajante full time.


Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *